A Ascensão do Partido Novo no Brasil

A Ascensão do Partido Novo no Brasil


O Partido Novo

O Partido Novo é uma agremiação política brasileira fundada em 2011, que buscou se distanciar da imagem tradicional dos partidos políticos brasileiros. Sua principal bandeira é a defesa do liberalismo econômico, com enfoque na livre iniciativa e na redução do tamanho do Estado.

A Trajetória do Novo

Desde sua criação, o partido Novo vem ganhando espaço no cenário político brasileiro. Nas eleições de 2014, o partido apresentou seu primeiro candidato a governador, João Amoedo, que obteve mais de 500 mil votos. Nas eleições de 2016, a sigla elegeu seu primeiro prefeito, Marcelo Trindade, na cidade de Belo Horizonte.

O Desempenho nas Eleições de 2018

Nas eleições de 2018, o partido Novo teve um desempenho bastante expressivo. Na corrida presidencial, seu candidato, João Amoedo, obteve mais de 2,6 milhões de votos, ficando em quinto lugar. O partido conseguiu eleger oito deputados federais, além de ter um governador eleito: Romeu Zema, de Minas Gerais.

Os Próximos Desafios do Novo

Agora, o partido Novo tem como grande desafio consolidar a sua imagem perante a sociedade brasileira e mostrar que é possível fazer política de uma forma diferente. Muitos acreditam que a sigla pode ser uma alternativa aos partidos tradicionais e aos políticos que estão há anos no poder. Será que a aposta no liberalismo econômico e na redução do tamanho do Estado irá ganhar cada vez mais adeptos? O tempo irá dizer.