O Partido Novo surgiu no Brasil em 2011 com a proposta de renovação política e de uma gestão mais eficiente do Estado. Com ideais liberal-conservadores, o Novo defende a diminuição do Estado e a valorização do empreendedorismo e da livre iniciativa.
Aumento da representação do Novo nas eleições
O partido teve sua primeira participação eleitoral em 2016, elegendo quatro vereadores. Mas foi nas eleições de 2018 que o Novo ganhou destaque, elegendo oito deputados federais e um senador.
Perfil dos políticos do Novo
Os políticos do Novo costumam ter trajetória no setor privado e são considerados “outsiders” na política. O partido prega a meritocracia e seleciona seus representantes através de um processo seletivo rigoroso, que inclui análise curricular e entrevistas.
Críticas e polêmicas
Apesar de ter um discurso que preza pela ética e pela transparência, o Novo já foi alvo de algumas polêmicas. Uma delas foi a destituição do conselho fiscal do partido em 2019, após uma denúncia de suspeitas de mau uso do dinheiro público pelo partido.
Considerações finais
Com uma proposta de renovação da política, o Novo tem chamado a atenção dos eleitores brasileiros. Resta saber se o partido conseguirá manter seus ideais e se destacar na cena política do país nos próximos anos.