• 19/01/2025

Como a crise política e econômica de 2015-2016 afetou o Brasil


Crise Política e Econômica de 2015-2016 no Brasil

O Brasil enfrentou uma crise política e econômica em 2015 e 2016. A crise política levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, enquanto a crise econômica teve impactos significativos em todo o país.

Crise Política

A crise política no Brasil começou com o escândalo da Petrobras. A empresa petrolífera estatal brasileira foi envolvida em um escândalo de corrupção de grandes proporções. Muitos políticos, tanto do partido no poder, PT, quanto da oposição, foram implicados no esquema de suborno e lavagem de dinheiro. A situação do país piorou quando as evidências deste esquema de corrupção vieram a público, trazendo ainda mais instabilidade política e econômica. Com a tensão política, a economia brasileira sofreu bastante, afetando o bolso de muitos brasileiros.

Crise Econômica

A crise econômica no Brasil foi resultado de diversos fatores, incluindo a queda dos preços das commodities, a baixa produtividade e o aumento dos gastos públicos. Empresas financeiras, em todo o país, estavam com dificuldades para pagar empréstimos e muitas delas fecharam. Esta crise econômica, juntamente com a crise política, causou desemprego e inflação, afetando todos os setores do país – da indústria ao comércio, passando pelo agronegócio.

Recuperação

Embora o Brasil tenha passado por esta turbulência, o país tem mostrado sinais de recuperação. Após anos de recessão econômica, o Brasil registrou um crescimento de 1,1% no PIB em 2019. Além disso, o governo brasileiro tem tomado medidas para atrair investimentos de empresas estrangeiras. Contudo, os efeitos desta crise ainda foram sentidos por muito tempo, uma vez que a economia não voltou ainda ao nível de crescimento e desenvolvimento antes da crise. Entretanto, com a esperança de que a situação melhorará significativamente, muitos empresários e a população em geral continuam apostando em um futuro mais próspero para o país.