O processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do Brasil

O processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do Brasil


O que foi o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff?

O processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi uma das maiores crises políticas da história recente do Brasil. Iniciado em dezembro de 2015, o processo levou ao afastamento definitivo da presidente em agosto de 2016.

Como começou o processo de impeachment?

O processo de impeachment começou quando a oposição e alguns setores da sociedade brasileira começaram a acusar a presidente Dilma Rousseff de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal. A principal acusação era a de que ela teria autorizado gastos sem autorização do Congresso Nacional, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Qual foi o resultado do impeachment?

O processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff culminou no afastamento definitivo dela do cargo, em agosto de 2016. Com isso, o então vice-presidente Michel Temer assumiu a presidência do Brasil.

Qual foi o legado do processo de impeachment?

O processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff dividiu o país e gerou uma grande crise política e econômica. Alguns críticos afirmam que o processo foi um golpe contra a democracia, enquanto outros defendem que foi uma forma legítima de responsabilizar a presidente por suas ações ilegais. Em qualquer caso, a crise política e econômica gerada pelo processo ainda é sentida no Brasil até hoje.